domingo, 20 de janeiro de 2008

Pensamentos em um domingo nublado

É difícil ser humano. Sabemos o que deve ser feito. Temos dentro de nós uma consciência que nos guia. Mas mesmo assim cometemos erros. Porque, apesar de dentro de nós termos a resposta, o mundo de fora nos ilude e nos faz cair. Não é necessário ser um sábio tibetano ou um grande filósofo para tomar decisões ou guiar sua própria vida de forma honrada. Basta ouvir teu íntimo, prestar atenção aos teus pensamentos e verás, no meio de tantos que passam, a luz da verdade.

Irônicamente, tendemos a ter uma visão pessimista das coisas. Bem, a verdade é que o mundo é refelexo de nós mesmos, pois nós o construímos. Não estou querendo pregar um pensamento positivista, de que tudo está e estará bem. Se olharmos com atenção para a história da humanidade, veremos que o mundo sempre foi difícil para as pessoas de bem... tivemos inúmeras personalidades ao longo da história que demonstraram todo o potencial benéfico que pode existir na alma de um ser humano e, mesmo assim, a humanidade comete os mesmos erros.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que sempre temos chance de fazer o que é certo. De não ser apenas mais uma alma perdida aqui nesse planeta. Thoreau, já havia afirmado: "nenhum homem tem o dever de mudar o mundo, mas sim o dever de fazer sua parte." Lembro-me que quando li esta frase pela primeira vez, ela tocou tão fundo o meu íntimo, que passei a ver o mundo de outra forma. Eis o que nos liberta de nossa própria miséria, fazer nossa parte. Alguns podem afirmar que é inútil, que é um sonho tolo. Mas um espírito nobre transcende, e deixa um grande exemplo para as gerações futuras. Sei que não vou mudar o mundo, mas partirei com o espírito enobrecido, porque terei feito minha parte.

Nenhum comentário: